Em mais uma ação de grande impacto na luta contra o tráfico de drogas, a Polícia Militar do Paraná através dos policiais pertencentes ao pelotão de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) realizaram a apreensão de mais de uma tonelada de maconha na faixa de fronteira, além da apreensão de mais de 250 mil reais em eletrônicos sem os devidos desembaraços aduaneiros.
No âmbito da operação Protetor, equipes do pelotão de operações com cães do BPFRON, obtiveram êxito em 2 ações distintas a apreensão de drogas e produtos de contrabando.
A primeira ocorrência ocorreu durante fiscalização na rodoviária de Cascavel com o emprego dos semoventes K-9 Ollie e K-9 Johnny, sendo que em busca aos ônibus interestaduais, os cães indicaram positivamente para diversos volumes no compartimento de bagagem de um ônibus com destino a Maringá, após a busca detalhada foi localizado 36 caixas com maconha, totalizando 991,4Kgs da substância, e ainda 4 volumes com 109 celulares e 15 tablets de diversas marcas e modelos, sem as respectivas notas fiscais. Feita a conferência da nota fiscal dos volumes com entorpecentes foi constatada que era falsa e todos os volumes apreendidos foram despachados por transportadora. Diante dos fatos foi apreendido os materiais e encaminhados para as medidas cabíveis.
A segunda ocorrência ocorreu na rodovia PR-323 em Cruzeiro do Oeste, a equipe de operações com cães, da 4° Cia/BPFRON, realizou a abordagem de ônibus interestadual, com emprego do semovente de detecção de entorpecentes K9-Nero, o qual indicou positivamente uma mala no bagageiro, ao identificar a proprietária, uma mulher de 27 anos, a qual confessou estar carregando 18 tabletes de substância análoga a maconha pesando aproximadamente 15,7 kg e que estaria transportando as drogas de Naviraí até Londrina, informou ainda que receberia a quantia de mil e quinhentos reais para o transporte. Foi feita a prisão da feminina e encaminhada, com a droga, para as medidas cabíveis.
As apreensões representam um prejuízo milionário contra as organizações criminosas que operam na região de fronteira, estimado nessas ações de mais de 1,8 milhões de reais de prejuízo, e reafirma o compromisso da PMPR com a segurança pública e o combate incisivo ao tráfico de drogas e outros crimes típicos de faixa de fronteira. A operação Protetor segue em andamento, com o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas na área.
O sucesso desta operação demonstra a importância da colaboração entre unidades especializadas da polícia e o uso de tecnologias e treinamento avançado, como o trabalho de cães farejadores, no combate ao crime organizado.
Mín. 11° Máx. 23°