No dia 20 de março, profissionais do Apoio Educacional Especializado das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) de Corbélia participaram de uma formação técnica para aprimorar o suporte oferecido a alunos com necessidades especiais. A formação contou com a presença de coordenadores pedagógicos, agentes de desenvolvimento infantil, estagiários e professores.
A Secretária de Educação, Silvia Mara Skottki Pinto, destacou que durante o curso foram abordados temas relacionados à Educação Especial e explicado sobre a construção do Plano Educacional Individualizado (PEI), seguindo as diretrizes propostas pelo Parecer 50 do Conselho Nacional de Educação. Esse parecer oferece orientações específicas para o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a Secretária, "O Plano Educacional Individualizado (PEI) é uma ferramenta essencial para personalizar o ensino e atender às necessidades específicas de cada aluno com autismo. Ele abrange estratégias pedagógicas, recursos didáticos e tecnológicos, além de outras medidas que buscam promover o desenvolvimento do estudante dentro da sala de aula."
Atualmente, no município de Corbélia, 60 crianças recebem atendimento individualizado. Esses alunos estão distribuídos desde o Infantil 1 até o 5º ano dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais. Após um processo conduzido pelas unidades de ensino e comprovada a necessidade de apoio, esses alunos obtiveram a liberação para esse tipo de atendimento especializado.
Mín. 15° Máx. 30°