Nem mesmo a manhã chuvosa deste domingo, 26, foi empecilho para a realização da 1° Cavalgada da Associação de Cavaleiros e Muladeiros de Cafelândia (ACMC), que contou com a participação de mais de 70 cavaleiros e amazonas de toda a região. Nas primeiras horas do dia foi servido o café da manhã, para o pessoal que veio para a cavalgada. As comitivas saíram da Capela Santa Rita, no bairro Benjamim Antônio Motter, para cavalgar por um trajeto de aproximadamente 15 km, passando pelo centro da cidade e percorrendo estradas do interior, passando pelas comunidades de Santa Luzia, São Sebastião e Campina, retornando para o almoço. Os participantes e convidados saborearam um delicioso porco no tacho com acompanhamento de mandioca, arroz e saladas.
À tarde foi de alegria e emoção para os participantes, todas as comitivas presentes receberam o troféu de participação, além do cavaleiro mais idoso e do mais jovem. Mas a festa não para por aí tem muita música ao vivo praticamente durante o dia todo, com o cantor solo Wal Arruda e a dupla prata da casa, Rogério e Ronaldo.
O presidente Cleyton Offmann (Batata) destaca a integração das famílias, que preservam a cultura do tropeirismo na região. “Agradeço inicialmente a Deus por nos permitir realizar este evento de forma tranquila, sem nenhum incidente. Agradecimento especial para a nossa equipe de trabalho, que não mediu esforços para o sucesso desta primeira cavalgada. A nossa gratidão as comitivas e aos convidados que mesmo com chuva vieram prestigiar o nosso evento”.
Cleyton Offmann (Batata) disse que no período da manhã recebeu várias ligações de amigos da região, alegando dificuldades para encarretar os animais. “É a natureza também precisamos da chuva, no próximo ano a gente se encontra na 2ª Cavalgada da ACMC. Obrigado a todos que contribuíram para com a realização deste evento, que reúne gerações”.
Mín. 15° Máx. 30°