A Expo Brasilândia 2023, que terminou na noite de domingo (05), foi digna mais uma vez de muitos elogios pela qualidade apresentada nesta edição. A grande festa popular teve um público excelente e a organização da festa, composta por membros da APMA, promotora do evento, comemorou mais um ano com sucesso total.
Destaque para as três provas realizadas: Três Tambores, Laço em Dupla e Rodeio em Touros. O público presente ainda contou com praça de alimentação e parque de diversão. Mais uma vez, a festa contou com o apelo a preservação ao meio ambiente destacando o programa Cidade Limpa e Sustentável, que foi criado em 2017 no Município. Um estande com os apoiadores do programa como: Governo do Paraná, através da Copel, Sanepar, BDRE, Fomento Paraná e Turismo do Estado, foi montado em parceria com o Governo Municipal e AMERIOS. Outro apoiador máster foi o Café Gosto Bom.
“A festa foi mais uma vez sucesso total e aqui temos que lembrar o empenho do presidente da APMA, Silvio Moreti e de sua Comissão Organizadora, que tinha a frente outro membro da Associação dos Pequenos e Médios Agricultores, Walmir Bonifácio – popular Jabuti. Só tenho palavras de agradecimento a todos pela belíssima festa”, comemorou o prefeito Alex Cavalcante. Ele ainda ressaltou a presença dos Vereadores que foram grandes parceiros do evento também. Quanto ao Rodeio em Touros, a ACR BGB Super Cup garantiu mais uma vez uma competição com emoção até a última montaria, que deu o título a Edevaldo Ferreira de Andradina – SP. Os shows artísticos com Clayton e Romário na sexta-feira e Brenno e Matheus no sábado abrilhantaram ainda mais a festa.
Padre Frederico de Jesus na abertura do evento, durante benção da festa
Prova de Laço em Dupla
A prova de Laço em Dupla (team roping) se consolida a cada ano que passa como parte importante da Expo Brasilândia. Neste ano o primeiro lugar ficou com a dupla: Cosmo (Fenix) e Thiago Pereira (Peabiru). Em segundo ficou a dupla: Fernando Ferreira (Brasilândia do Sul) e João Paleta (Umuarama). Em terceiro ficou a dupla: Gustavinho (Umuarama) e João Paleta (Umuarama). Em quarto: Di Prots (Tuneiras) e Robson Testa (Tuneiras), e em quinto lugar ficou a dupla: Gustavinho (Umuarama) e Robson Testa (Tuneiras).
Na categoria “incentivo” (amador), realizada no sábado, o primeiro lugar ficou para a dupla Dudu Cavalcante e Guizinho, ambos de Brasilândia do Sul. Em Segundo lugar ficou a dupla Maraca e Marcelo Brito, também de Brasilândia do Sul. Em terceiro levou o prêmio a dupla formada por Latão e Fernando Pelego e em quarto lugar Zeca e Brisa. Léo Brasilândia foi parte importante na organização e foi lembrado pelo prefeito Alex durante a premiação dos vencedores.
Prova dos Três Tambores Super Stars rende mais de R$ 40 mil em prêmios
Mais uma vez a prata da casa, Tayse Bonifácio, brilhou na arena e ficou em segundo lugar na classificação geral. A prova foi dividida em dois momentos, sendo: as vencedoras da etapa de Brasilândia do Sul e as vencedoras do torneio com as somatórias de todas as competições durante 2023.
Etapa de Brasilândia
A campeã na prova dos Três tambores em Brasilândia do Sul foi Geovana André de Umuarama. Em segundo lugar ficou Mariana Copetti de Ouro Verde do Oeste e em terceiro a brasilandiense Tayse Bonifácio. Na classificação geral do campeonato a vencedora foi a competidora Ekezia Garcia de Campo Mourão. O segundo lugar destaque para Brasilândia do Sul com Tayse Bonifácio e o terceiro lugar ficou com Raissa Garcia de Campo Mourão. Em quarto a vencedora foi Bruna Bonfim de Moreira Sales e em quinto ficou Lirian Soares de Cascavel. A premiação foi feita pela equipe da APMA e pelo prefeito Alex Cavalcante e seu vice Ilsinho. Alex, ao entregar a premiação, anunciou que a prova volta com força total no próximo ano.
Tayse Bonifácio de Brasilândia do Sul ficou em segundo lugar geral nos Três Tambores
Rodeio em Touros
O vencedor da Expo Brasilândia 2023 em Touros foi Edevaldo Ferreira de Andradina (SP). O segundo lugar foi para Buritis (RO) com o peão Alex da Silva Oliveira. Em Terceiro lugar Eudimar Oliveira Novaes, também de Rondônia, mas de Cerejeiras, assegurou o prêmio. Em quarto lugar ficou o peão Igor de Souza Junqueira que veio Prata (MG). O quinto lugar foi para Umuarama com o peão Anderson Rogerio Araújo. O melhor touro ficou para a Cia. J.I. (João Inácio), de Tapejara; e a melhor boiada foi para a Cia. Big Boi de Maringá. Mais um ano, o diretor de Rodeio e membro da APMA, Humberto Teixeira D’Ávila, considerou.
Prêmio maior da noite no rodeio em touros foi para Andradina (SP) com peão Edevaldo Ferreira
Esq. p/ dir. Presidente da Expo, Walmir Bonifácio; vice-prefeito Ilsinho com a esposa Claudia; prefeito Alex com a primeira dama Leila; presidente da APMA Silvio Moreti e o secretário Estadual interino da SECID e ex-prefeito Marcio Marcolino com a esposa Lucélia
Homenagem
Durante a abertura da festa, Edvar Veiga Brito, que faleceu recentemente, foi lembrado pelo prefeito Alex Cavalcante, que entregou ao filho Vagner Brito da Silva, uma fivela e uma placa (homenagem póstuma) em reconhecimento pelo trabalho realizado por Diva em Brasilândia do Sul como vereador e membro da APMA por muitos anos.
A beleza em foco
Eleitas em setembro deste ano, as nossas representantes na beleza estiveram nos três dias do evento. No destaque: a segunda princesa Giulia Alana Ramos; a primeira princesa Sara Garcia; rainha da Expo Brasilândia 2023 Michele Matias e a madrinha dos peões Bianca Peres Cruz.