Quarta, 25 de Maio de 2022
(45) 99938-0102
SAÚDE SAMU

Prefeito Valtinho pleiteia Unidade Avançada do SAMU para Assis Chateaubriand

As unidades avançadas são UTIs móveis

04/05/2022 15h58
439
Por: José Monteiro Fonte: ASSESSORIA
Prefeito Valtinho protocola pedido de base do SAMU para Assis Chateaubriand
Prefeito Valtinho protocola pedido de base do SAMU para Assis Chateaubriand

Foi entregue na terça-feira (3), pelo prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho ao diretor do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu), João Gabriel Avanci, um ofício solicitando estudo para possível implantação de uma Unidade Avançada do Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU 192), que compõe a assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências. As unidades avançadas são UTIs móveis sendo composta por um condutor, um médico e um enfermeiro.

“Entregamos o ofício com o pedido para uma Unidade Avançada do Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU 192) para Assis Chateaubriand por que vemos a necessidade até mesmo por conta da implantação dos 10 leitos de UTI- Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Beneficente Moacir Micheletto e ser referência na região e também uma porta de entrada para as urgências e emergências”, destacou o prefeito Valtinho.

Segundo João Gabriel Avanci o assunto está sendo tratado a tempo. “Nós trabalhamos com os critérios do Ministério da Saúde para que seja possível efetivar e não ficar onerando o município com o custo dessa unidade que é previsto financiamento pelo Ministério e agora elencamos as razões pelas quais é necessário a instalação da UTI móvel em Assis Chateaubriand, para aprovação na Regional de Saúde e aí no Ministério da Saúde para habilitação, esse é o primeiro passo, pois viria para coroar todo trabalho realizado em Assis chateaubriand e dar mais segurança para população”, assegurou Avanci

Ainda de acordo com ele “é possível só precisamos fazer um estudo adequado para pelo menos encaminhar essa proposta de maneira objetiva para que ela dê resultado, não adianta encaminhar uma proposta só pela boa vontade e o prefeito Valtinho é conhecedor da área de saúde sabe da demanda entende o processo e teve a sensibilidade de lançar esse desafio que agora a gente possa correr atrás e trazer essa realidade para o município”, finalizou.

 O Consamu nos 43 municípios conta atualmente com 22 bases de ambulâncias dessas, oito são de suporte avançado e duas delas estão próximas de Assis Chateaubriand, sendo em Palotina e Toledo, porém área de abrangência das viaturas é grande Toledo um município com mais de 100 mil habitantes e Palotina tendo uma área prolongada de atendimento.

Acompanhou a visita e recebimento do ofício o Diretor de Enfermagem do Consamu, Carlos Augusto Pereira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Assis Chateaubriand - PR
Anúncio
Cafelândia - PR
Atualizado às 04h58 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

13° Sensação
13.2 km/h Vento
76.2% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (27/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias