Quinta, 21 de Outubro de 2021
(45) 99938-0102
OBRAS PÚBLICAS OBRAS

Projeto do Laboratório de DNA do Paraná receberá investimentos do governo federal

Projeto do Laboratório de DNA do Paraná receberá investimentos do governo federal

13/10/2021 10h58
123
Por: Michelli Lazzeri Fonte: AEN
Projeto do Laboratório de DNA do Paraná receberá investimentos do governo federal

Um projeto de aprimoramento da estrutura do laboratório de perfis genéticos do Paraná recebeu do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) a maior nota de avaliação do Brasil. O resultado garante investimento do governo federal de R$ 790 mil, destinado a dar ainda mais precisão às análises realizadas no Estado.

O edital da União tem por objetivo estruturar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) dos laboratórios que compõem a rede nacional, conforme a ISO 17.025, proporcionando a garantia da qualidade, integridade, segurança e competência de cada um, em prol dos dados inseridos nos Bancos de Perfis Genéticos (BPG) e no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG).

O projeto da Polícia Científica recebeu nota 80, à frente de Pernambuco, em segundo lugar, e Goiás, na sequência, com 74 e 71, respectivamente. Eles foram validados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pela Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos (RIBPG).

Para o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, a participação neste edital de liberação de recursos é uma oportunidade de melhorar os resultados da investigação para os próximos anos. “É gratificante estar em primeiro lugar na seleção dos projetos do MJSP. É um reconhecimento para a nossa instituição do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo laboratório”, destacou.

Segundo ele, o projeto apresentado dá mais segurança aos processos já executados, com o mapeamento e a melhora na qualidade do serviço, como o atendimento ao cidadão, a redução de tempo e custos, além da sustentabilidade ambiental. Esta acreditação também valida internacionalmente a confiabilidade e os serviços prestados pelo Estado.

Segundo o coordenador do laboratório de DNA da Polícia Científica do Paraná, Marcelo Malaghini, com a atualização haverá uma competência técnica ainda maior. “O padrão ISO 17.025 testa a confiabilidade dos resultados, a competência técnica dos exames. Garante que os resultados daquilo que está sendo reportado para o laboratório sejam confiáveis, pois além da gestão de qualidade, ele tem competência técnica para fazer aqueles exames”, explicou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cafelândia - PR
Atualizado às 03h05 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 27°

16° Sensação
15.6 km/h Vento
73.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sábado (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias