Com cerca de 650 participantes, entre empresários, especialistas, pesquisadores e estudantes, o IntegraQM 2025 movimentou o setor químico e de materiais do Paraná em uma intensa jornada de debates, conexões e decisões estratégicas. Realizado nesta terça-feira (17), em Londrina, o evento teve como tema “Transformando o Futuro: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade” e apontou caminhos concretos para o fortalecimento do ecossistema industrial local e regional.
Durante a abertura, os diretores da Fiep Allan Gomes Guimarães e Lúcio Kamiji representaram a entidade e reforçaram o alinhamento institucional com os eixos centrais do evento. Guimarães destacou o papel da inovação no crescimento da indústria paranaense: “O Paraná já ocupa a quarta posição nacional em desenvolvimento industrial, mas queremos a terceira. Para isso, estamos investindo em estruturas como o Parque Tecnológico da Indústria e modernizando unidades do Senai e do IEL para seguir em parceria com o setor produtivo”. Já Kamiji pontuou a importância da articulação entre os atores do ecossistema: “Nosso papel é continuar regando esse ambiente de inovação, apoiando os pioneiros e as novas lideranças que estão transformando Londrina e o estado”.
Entre os principais encaminhamentos do evento, foi destacado o fortalecimento das ações de inovação aberta entre empresas e universidades, o apoio à internacionalização de startups do setor químico e a ampliação das práticas sustentáveis como diferencial competitivo. As lideranças também sinalizaram a necessidade de continuar promovendo rodadas de negócios e eventos como o Ideathon Integra Tech, que envolvem novos talentos e soluções tecnológicas para desafios reais da indústria.
Com realização da Governança Integra Químico e Materiais (IntegraQM), Sebrae/PR e Sinquifar NP, e apoio da Fiep e do Estação 43, o IntegraQM se consolidou como o principal encontro do setor no estado. “É o ponto alto do nosso ano”, afirmou Heverson Feliciano, consultor do Sebrae. Já Admilson Vieira, presidente do IntegraQM, reforçou o compromisso com um modelo de desenvolvimento que une conhecimento, negócios e impacto social.
Além de painéis com representantes da Abiquim, do Grupo Boticário e do Senai, o evento foi marcado pela ampla participação de estudantes de engenharia química, que reforçaram o papel da formação profissional na transição para uma indústria mais verde e tecnológica. Para a Fiep, que participou ativamente da programação, o IntegraQM reafirma a relevância de políticas de inovação integradas ao desenvolvimento regional e à competitividade industrial sustentável.
Mín. 11° Máx. 22°