As tradicionais cavalgadas têm suas raízes nos antigos deslocamentos de tropeiros, boiadeiros e vaqueiros, que usavam os cavalos como principal meio de transporte para o trabalho e para a comunicação entre suas comunidades. Com o tempo, essas práticas foram se transformando em eventos comunitários com o objetivo de manter viva essa herança cultural.
No último final de semana a comitiva da ACMC - Associação dos Cavaleiros e Muladeiros de Cafelândia representou o município na 16ª Cavalgada em Serra dos Dourados, distrito de Umuarama. A associação atendeu o convite do presidente Luizão o principal organizador da festa.
O evento reuniu mais de 3.500 cavalos, a recepção de cavaleiros e amazonas começou no sábado, 17, com um delicioso jantar, já no domingo, 18, foi servido o tradicional café da manhã. O almoço foi gratuito para os cavaleiros e amazonas que participaram da grande festa. Serra dos Dourados é considerada a maior cavalgada do Paraná, o trajeto contou com uma bela paisagem, o clima estava excelente para se cavalgar, a organização do evento é digna de elogios.
O presidente da ACMC, Cleyton Hoffmann (Batata) destaca o empenho dos associados em participar de mais uma cavalgada. “Agradecimentos ao poder legislativo, através dos vereadores, Dr. Welinton Andriola, Rodrigo Acorde, Osmar Ferreira e Sandrão que sempre contribuem com recursos, para que nós possamos estar resgatando essa cultura. Nós procuramos representar sempre com orgulho o nosso município em todas as cavalgadas que participamos na região. Na oportunidade convidamos às comitivas para participarem da 3ª cavalgada da ACMC que será realizada no mês de novembro”.
“A Roseli da comitiva Amanhã nós Chega da cidade Toledo, todo ano organiza uma caravana com vários municípios da região, para que todos possam participar das cavalgadas, vendo que o custo é alto para se participar destes eventos. Porém a união dos amigos, as novas amizades, fortalecem a nossa tradição e cultura na região. Obrigado Roseli por estar sempre nos ajudando a marcar presença em eventos maravilhosos como este de Serra dos Dourados”, frisou Batata.
A tradição das cavalgadas é uma manifestação cultural profundamente enraizada na vida rural, refletindo o modo simples de vida do homem do campo. As cavalgadas ajudam a fortalecer a identidade cultural das comunidades rurais, funcionando como uma forma de resistência à urbanização e à perda de tradições.
Mín. 15° Máx. 24°