A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, por unanimidade, a resolução que declara 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas (IYC 2025). O reconhecimento destaca o papel do cooperativismo no desenvolvimento das comunidades, na promoção de inclusão social, sustentabilidade e justiça social, além de ser uma solução eficaz para os desafios sociais, econômicos e ambientais globais.
O documento da declaração também reforça a importância das cooperativas na erradicação da pobreza, na promoção da igualdade de gênero, no empoderamento de grupos marginalizados, como mulheres, pessoas com deficiência, povos indígenas e na luta contra a fome e a desigualdade.
Com a decisão, a ONU incentiva seus 195 países-membros a fortalecer as cooperativas, com foco no aspecto institucional e em políticas públicas que possam facilitar o acesso a recursos, tecnologias e apoio governamental. A expectativa é que o movimento seja reconhecido cada vez mais pelo seu impacto positivo, especialmente na inclusão econômica e social.
Como parte desse movimento, a marca oficial lançada pela ONU foi traduzida para o português e está disponível dentro de um material de divulgação para que essa iniciativa seja divulgada pelas cooperativas. Além disso, outros materiais relacionados ao tema em questão serão disponibilizados ao longo do ano para as cooperativas divulgarem para o público externo.
Sistema OCB: O cooperativismo é forte no mundo todo, com 3 milhões de cooperativas e 1 bilhão de cooperados. Essa relevância é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que, pela segunda vez na história, dedicará um ano inteiro ao cooperativismo. Isso mesmo: 2025 será o Ano Internacional das Cooperativas — homenagem que colocará o coop no centro da agenda global, com ações de apoio da ONU a políticas públicas e acordos de cooperação técnica para fortalecer as cooperativas.
O Ano Internacional das Cooperativas também ajudará a fortalecer nossa representação institucional, que ganhará um reforço com o engajamento da ONU para garantir que nossas pautas sejam ouvidas e priorizadas em fóruns de decisões locais, regionais e globais. Entenda melhor o que temos a ganhar com essa homenagem no infográfico abaixo, feito para o RepresentaCoop — solução de fortalecimento da representação políticas das cooperativas brasileiras.