Em tempo recorde, o Sicoob Médio Oeste concedeu mais de R$ 11 milhões em liberações de crédito na modalidade FGI/PEAC - Programa Emergencial de Acesso a Crédito com garantia do Fundo Garantidor para Investimentos.
Os recursos foram liberados entre os dias 4 e 13 de dezembro de 2024 e beneficiaram 58 empresas de diversos segmentos na área de atuação da cooperativa.
O Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) é um instrumento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que facilita a obtenção de crédito por micro, pequenas e médias empresas. O FGI oferece garantias complementares, permitindo às empresas acesso a crédito de maneira mais estruturada e planejada.
"Essa conquista é resultado da união de forças entre os setores envolvidos na prospecção, análise com base nos critérios pertinentes, coordenação da equipe de Crédito da cooperativa e atuação estratégica das agências. Trata-se de um trabalho arrojado que analisa diversas planilhas para chegar à lista dos potenciais tomadores de crédito. Logo que a linha foi autorizada, nossa equipe se dedicou para agilizar as operações, realizar os cadastros no sistema e viabilizar tudo que era necessário para a liberação", comentou Terezinha Sandra Toffoli Barbosa, diretora administrativo e financeiro do Sicoob Médio Oeste.
O FGI/PEAC (Programa Emergencial de Acesso a Crédito com garantia do Fundo Garantidor para Investimentos) é um programa que visa facilitar o acesso ao crédito, reduzindo o risco de inadimplência para as instituições financeiras que concedem crédito. Os créditos obtidos via FGI/PEAC podem ser utilizados para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos, reformas e pagamento de despesas operacionais.
Sobre o Sicoob:
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem 8,3 milhões de pessoas construindo juntas um mundo com mais cooperação, pertencimento, responsabilidade social e justiça financeira. Hoje, somos centenas de cooperativas financeiras com atuação em todos os estados brasileiros, sempre regidas por esses valores.
Quem faz parte do Sicoob conta com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, milhares de caixas eletrônicos e uma diversidade de canais digitais que permitem o acesso a um portfólio completo de produtos e serviços financeiros – como conta corrente, investimentos, crédito, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança e muito mais –, com taxas bem mais justas que as encontradas no mercado financeiro convencional. Isso acontece porque, aqui, quem se associa não é apenas um cliente: é um cooperado e, como dono do empreendimento, participa democraticamente das decisões e dos resultados financeiros – resultados esses que são reinvestidos no desenvolvimento regional, em um círculo virtuoso de prosperidade socioeconômica.