A solenidade de diplomação dos eleitos é um evento formal e importante no processo eleitoral brasileiro. Ela marca a conclusão do processo eleitoral e a legitimação dos candidatos vencedores, tornando-os aptos a exercerem os seus mandatos. A diplomação é um ato realizado pela Justiça Eleitoral, que ocorre após a apuração dos votos e a homologação do resultado. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral concede o diploma aos candidatos que obtiveram a maioria dos votos válidos nas eleições. Esse diploma é um documento oficial que atesta a eleição do candidato e o habilita a assumir o cargo para o qual foi eleito.
Na manhã da sexta-feira, 06, o Fórum da Comarca de Corbélia realizou a cerimônia de diplomação dos eleitos no último pleito de 6 de outubro. A cerimônia foi conduzida pela juíza Érika Fiori Bonatto Muller e a Promotora Pública Cláudia Tonetti Biazus, marcando o encerramento oficial do processo eleitoral dos municípios na comarca.
Professor Martinho e o vice Vicente Gusson foram eleitos pelo MDB no município de Iguatu. Após a diplomação, os eleitos aguardam a cerimônia de posse, para assumirem a gestão no dia 1º de janeiro de 2025. Martinho venceu a eleição com 53,84% dos votos, diante de uma disputa totalmente acirrada, enfrentando o candidato da situação.
Ambos têm uma bela trajetória na vida pública, prestando relevantes serviços em prol de Iguatu, promovendo avanços significativos em todas as áreas da administração pública nas gestões anteriores.
Além da diplomação de prefeito e vice-prefeito, também foram diplomados os vereadores da próxima legislatura de Iguatu. Os eleitos, Renato Garcia, João Casagrande, Sidinei Firmino, Rosângela Colla, Vaguinho, Bujão, Adelson, Helder Godoy e Diego Rosa.