A diplomação de eleitos é um dos passos fundamentais para que os candidatos aprovados nas eleições possam assumir seus cargos de maneira formal e legal. Este processo ocorre após o período eleitoral e tem grande importância, pois simboliza o reconhecimento oficial da vitória eleitoral e da legitimidade dos eleitos. A diplomação dos eleitos nas eleições, ocorre por meio de uma cerimônia formal, organizada pela Justiça Eleitoral, na qual os candidatos vencedores recebem seus diplomas que os habilitam a tomar posse nos cargos para os quais foram eleitos, como prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Este procedimento é uma etapa que confirma a validade do voto popular e garante a regularidade da eleição.
Na manhã desta sexta-feira, 06, o Fórum da Comarca de Corbélia realizou a diplomação dos eleitos no pleito de 6 de outubro de 2024. A cerimônia foi conduzida pela Juíza Érika Fiori Bonatto Muller e a Promotora Pública Cláudia Tonetti Biazus, marcando o encerramento oficial do processo eleitoral dos municípios pertencentes a comarca.
Durante o ato foi diplomado o prefeito Arilson (PSD) e o vice-prefeito Valdemar Bosi (MDB), ambos possuem uma brilhante trajetória política, com relevantes serviços prestados à comunidade em suas vidas públicas. Suas contribuições para o desenvolvimento do município de Anahy, os credenciaram através do voto popular a comandarem a cidade pelos próximos quatro anos. Eles vão assumir em janeiro de 2025, o comando do município com o compromisso de promover melhorias e desenvolvimento, de acordo com o plano de governo aprovado nas urnas.
A nova administração tem como objetivo dar continuidade ao trabalho realizado até agora, buscando atender às necessidades da população e promover melhorias para a cidade. Com enfoque em transparência e participação cidadã, Arilson e Valdemar estão determinados a enfrentar os desafios vindouros e a trabalhar pelo desenvolvimento de Anahy.
Além de prefeito e vice-prefeito, os vereadores eleitos para a próxima legislatura também foram diplomados. Os nove eleitos são: Nando – (PSD), Daia – (PSD), Celinho – (MDB), Jhone Camapum – (PSD), Deri – (PL), Vagner da Saúde – (PL), Salezio – (MDB), Di da Saúde – (MDB) e Daiane – (PT).