As castrações voltaram a ser realizadas no Castramóvel em Assis Chateaubriand, trazendo benefícios para a saúde e bem-estar dos animais de estimação do município. Com previsão de três ações até o final do ano, com pelo menos 30 castrações de cães e gatos, e a expectativa que em 2025 seja semanalmente. A iniciativa visa atender às famílias com renda de até dois salários mínimos. A primeira ação será nesta sexta-feira (15).
Para participar, os interessados devem realizar o cadastro do seu animal no setor de protocolo no Paço Municipal, apresentando os documentos obrigatórios, incluindo a folha resumo fornecida pela Assistência Social com o Cadastro Único atualizado. Aqueles que não possuem o Cadastro Único devem apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, holerite, conta de energia elétrica, demonstrativo de crédito e certidão de nascimentos dos filhos, juntamente com o termo de adoção e a ficha para castração fornecida pela APASBAC.
Além disso, o cadastro também pode ser realizado de forma online, através do endereço eletrônico https://assischateaubriand.1doc.com.br/atendimento, seguindo o passo-a-passo indicado no site.
O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, destaca a satisfação com a retomada das castrações no Castramóvel em Assis Chateaubriand. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o cuidado dos animais de estimação, proporcionando benefícios tanto para os pets quanto para suas famílias.
A castração é uma medida importante para prevenir diversas doenças e aumentar a expectativa de vida dos animais, contribuindo significativamente para o seu bem-estar. A médica Veterinária Ana Rebeca Furini Welter ressalta que antes da castração é feita uma consulta, exame de sangue do cão ou gato, além de serem repassadas orientações aos proprietários. Após o procedimento cirúrgico, a medicação necessária será fornecida gratuitamente para os animais castrados.
Com a retomada das atividades no Castramóvel, a expectativa é de que um número significativo de animais seja beneficiado com as castrações, promovendo uma cidade mais consciente e responsável em relação à saúde e bem-estar dos animais.