Terça, 10 de Dezembro de 2024
18°C 26°C
Cafelândia, PR
Publicidade

Programa da Copel em parceria com Estado e municípios promoverá economia de energia em 200 escolas paranaenses

As melhorias irão beneficiar 77 mil estudantes, além de professores e funcionários das instituições de ensino, em todo o Paraná.

Por: José Monteiro Fonte: Assessoria
12/11/2024 às 15h35
Programa da Copel em parceria com Estado e municípios promoverá economia de energia em 200 escolas paranaenses
Programa de eficiência energética nas escolas

Duzentas escolas públicas paranaenses estão selecionadas para participar do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel. Com investimento de R$ 40 milhões, as unidades receberão obras e novos equipamentos que vão ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica. São 100 escolas estaduais e outras 100 escolas municipais, aprovadas em edital que contou com a participação de mais de 800 instituições de ensino de todas as regiões do Estado. As melhorias irão beneficiar 77 mil estudantes, além de professores e funcionários das instituições de ensino, em todo o Paraná.

O consumo de energia deverá se tornar mais eficiente nas instalações das unidades de ensino selecionadas por meio da instalação de geração solar e da troca de equipamentos elétricos antigos. A chamada realizada pelo PEE, incentivo regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prevê a elaboração dos projetos e o pagamento integral de sua execução pela Copel.

A elaboração de projetos está em andamento e é realizada de forma individual, para se adequar a cada uma das instituições aprovadas. Na fase seguinte, começam a substituição de equipamentos e a construção dos sistemas de geração distribuída. Este projeto de eficiência energética está previsto para acontecer ao longo do biênio 2025-2026.

A análise das inscrições levou em consideração critérios técnicos e socioeconômicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica das escolas, além da proporção de alunos em relação à população dos municípios.

Com mais de 200 estudantes atendidos nos períodos integral e noturno, a Escola Estadual Adélia Bianco Seguro, de Mato Rico, no Noroeste do Paraná, foi uma das selecionadas pelo edital.

De acordo com o diretor Cezar Antunes, a gestão da escola tem mantido atenção à atualização da infraestrutura. Desde 2015, novos equipamentos foram instalados, e neste ano a escola fez uma ampliação da instalação elétrica. O objetivo é atender de forma mais segura a alimentação dos diversos equipamentos movidos a eletricidade, como ar-condicionado, freezer, lousas interativas e aparelhos de televisão, além de todo o sistema de iluminação, que tem sido gradativamente substituído por LED.

Com o projeto a ser elaborado pela Copel, agora o diretor espera realizar o sonho de instalar geração solar nos telhados da escola, trazendo ainda o tema do uso eficiente da energia ainda próximo do dia a dia da comunidade escolar. “No ensino integral, nós trabalhamos disciplinas diversificadas que tratam da questão da eficiência energética e do consumo de água, então será muito positivo”, prevê.

O secretário estadual de Educação, Roni Miranda, também comemora o projeto: "A eficiência energética é uma ação que beneficia a todos. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, ela ensina nossos alunos a valorizarem os recursos naturais e a adotarem hábitos mais responsáveis. Investir em tecnologias e práticas que otimizem o uso da energia nas escolas é uma iniciativa que alia economia, sustentabilidade e educação de qualidade", considera.

Na mesma linha, o presidente da Copel, Daniel Slaviero, destaca a integração de múltiplos fatores no edital promovido pelo Programa de Eficiência Energética da empresa: “Esta é uma ação que considera a sustentabilidade em todas as suas dimensões”, explica. “Ao promover uma redução nos custos mensais das escolas, estamos abrindo oportunidade para que esse recurso seja direcionado a outras necessidades. Ao mesmo tempo, há um ganho ambiental expressivo ao se reduzir eventuais desperdícios, por meio da modernização de equipamentos, e ao gerar energia limpa para o funcionamento das escolas. Queremos contribuir com a melhoria dessa infraestrutura para que estudantes de todas as idades possam ser cada vez mais bem acolhidos”, afirma Slaviero.

Compromisso com a educação

A Copel é signatária do Pacto Global da ONU e está formalmente engajada no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelecem metas a serem alcanças até 2030 para melhorar a vida das pessoas e promover o cuidado com o meio ambiente. O ODS 4 – Educação de Qualidade está entre seus objetivos prioritários.

Entre as ações realizadas pela Companhia nesse segmento, destaca-se o programa de bolsas para estudantes cotistas do ensino superior em Engenharia Elétrica, Aluno Energia, que já beneficia 15 estudantes de Curitiba e selecionou recentemente outros 15, em todo o Estado.

Outra iniciativa aberta à participação de estudantes universitários é a maratona de inovação Hackathon Copel, que realizou a terceira edição no segundo semestre deste ano. A parceria com as universidades se estende ao longo do ano, por meio de coorientações ofertadas pela empresa, por meio de seus especialistas, a trabalhos de conclusão de curso, pelo programa Sinergia.

A educação básica também recebe a atenção da Copel, que há várias décadas leva informações sobre o uso consciente e seguro da energia elétrica às escolas, através do Programa Iluminando Gerações. O trabalho atende cerca de 60 mil crianças ao ano, com palestras, teatro e participações em eventos. Além disso, empregados voluntários da Copel atuam em 50 instituições de ensino infantil, escolas e instituições do terceiro setor dedicadas à educação, cadastradas na Chamada Pública de Voluntariado do Programa EletriCidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias