Guaporé (RS) – A 6ª etapa da Fórmula Truck, disputada neste domingo (8) no Autódromo de Guaporé, foi uma festa gaúcha, que começou com Rafael Fleck, ganhador da categoria GT Truck, e aumentou com a vitória de Douglas Collet na F-Truck (caminhões com motores a bomba injetora). Douglas correu em casa, já que ele reside em Casca, distante 40 quilômetros de Guaporé. Ele foi aplaudido pelo grande público que lotou o autódromo Nelson Luiz Barro, e no público estavam muitos amigos e familiares.
Douglas Collet foi um dos grandes nomes da prova da categoria F-Truck. Ele largou em oitavo, ao completar a primeira volta já era o quarto, na sétima volta chegou ao segundo lugar e assumiu a liderança na sétima volta, quando o pole position e líder até então Geovani Tavares precisou ir aos boxes com problemas mecânicos. Douglas Collet completou 23 voltas em 38m03s342. Chegando 9s161 à frente do paranaense Carlos “Duda” Conci, o segundo colocado. Duda também foi uma das expressões da prova, uma vez que largou em segundo, foi aos boxes para reparos em seu caminhão, retornou no fim do pelotão, chegou a dar um passeio na grama, mas andando forte no fim da prova, chegou nos primeiros colocados e conquistou o segundo lugar, fazendo também a melhor volta da competição, com o tempo de 1m34s857.
Ao falar de sua vitória, Douglas Collet ressaltou que o fim de semana começou com muitos problemas, só conseguiu a oitava colocação no grid de largada, mas não pode ir à pista no Top Qualifying. Mas Deus lhe reservou a alegria de conquistar a primeira vitória em casa. “Ao largar, senti que o caminhão estava bom e a partir daí fui buscar as posições. Estou transbordando de alegria com esta vitória”, frisa Douglas Collet, que recebeu o troféu de vencedor com a filhinha nos braços.
Primeiro pódio
Outro destaque da prova foi a paranaense Gabriele Rampon, que durante a semana comemorou seu aniversário de 18 anos. Ela largou em nono e em sua quarta corrida na carreira, conquistou seu primeiro pódio da carreira, ao se classificar em sexto lugar.
Novo líder
O paraguaio Geovani Tavares não alcançou sua terceira vitória, mas nem por isso ficou sem ter o que comemorar em Guaporé. Co o quarto lugar, ele assumiu a liderança da categoria F-Truck. Na classificação extra-oficial, ele tem 395 pontos, ao passo que o bicampeão Márcio Rampon e líder desde a primeira etapa, não pontuou caiu para a vice-liderança com 360 pontos. A vitória levou Douglas Collet à terceira colocação, com 320 pontos.
A 7ª etapa da Fórmula Truck está marcada para o dia 13 de outubro, em Rivera, no Uruguai.
A Fórmula Truck 2024 tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas e Eckisil, e supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
RESULTADOS DA CATEGORIA F-TRUCK EM GUAPORÉ
1º) Douglas Collet (Casca-RS), Scania, 23 voltas em 38m03s342
2º) Carlos Eduardo Conci (Cafelândia-PR), Ford Cargo, a 9s161
3º) Thiago Mânica (Curitiba/PR), Scania, a 24s213
4º) Geovani Tavares dos Santos (Paraguai), Scania, a 1 volta
5º) Tiago Bellaver (Farroupilha-RS), Mercedes-Benz, a 1 volta
6º) Gabrielle Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 1 volta
7º) Gilmar Antonio Mottin (Adrianópolis-PR), Scania, a 3 voltas
NÃO COMPLETARAM
8º) Max Nunes (Curitiba-PR), Volvo, a 8 voltas
9º) Gabriel Saccomanno (São Paulo-SP), Volkswagen, a 14 voltas
10º) Fabrício Rossatto (Campo Largo-PR), Volkswagen, a 17 voltas
11º) Wagner Gomes (Curitiba-PR), Scania, a 22 voltas
12º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, Desqualificado
13º) Gustavo Mânica (Curitiba-PR), Volkswagen, Desqualificado
14º) Alisson Nurnberg (Foz do Iguaçu-PR), Scania, Desqualificado
CALENDÁRIO DA FÓRMULA TRUCK PARA 2024
Já realizadas
24 de março – Rivera (Uruguai)
21 de abril – Guaporé (RS)
2 de junho – Cascavel (PR)
30 de junho – Campo Grande (MS)
4 de agosto – Londrina (PR)
8 de setembro – Guaporé (RS)
PRÓXIMAS ETAPAS
13 de outubro – Rivera (Uruguai)
10 de novembro – Tarumã (RS)
1º de dezembro – Cascavel (PR)
Crédito das fotos: Tiago Soares/Divulgação
Assessoria de imprensa da Fórmula Truck
Jornalista Responsável: Luiz Aparecido da Silva
Mín. 15° Máx. 30°