A quarta edição da Semana de Barragens - Damsweek 2024, maior evento de segurança de barragens do País, começou nesse domingo (18), em Belo Horizonte (MG), com a participação do diretor técnico executivo da Itaipu, Renato Sacramento.
“No que tange à segurança de barragens, a Itaipu, como entidade binacional, acompanha as normas e as regulamentações do Brasil e do Paraguai e segue as boas práticas internacionais. A barragem é segura, monitorada com foco na durabilidade, e as manutenções são constantes”, afirmou Sacramento.
Além da abertura, empregados da Itaipu também participam, ao longo da semana, de outras agendas. No total, a comitiva da Itaipu conta com 11 profissionais brasileiros e seis paraguaios.
Nesse domingo (19), Étore Funchal de Faria esteve na mesa de abertura do Young Engineers Forum (YEF). Leonardo Brandalize Medeiros foi eleito membro do comitê do YEF. Étore Faria participou também das reuniões da Comissão Técnica de Registro e Documentação de Barragens, da qual é coordenador.
Josiele Patias, engenheira da Itaipu, reuniu-se com a equipe da Comissão Técnica Especial de Apoio ao Estado do Rio Grande do Sul, criada em resposta às recentes chuvas e inundações no Estado. Ela ocupa a posição de vice-coordenadora do grupo. Em maio deste ano, a Itaipu Binacional ofereceu apoio e indicou representantes técnicos para colaborar nas atividades relacionadas às barragens nas áreas atingidas.
Na terça-feira (20), Étore Faria preside a mesa do tema Monitoramento de Deslocamentos Totais do 5º Simpósio de Instrumentação de Barragens e Estruturas Geotécnicas. Também na terça-feira, acontece a Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), com a participação de Josiele Patias (conselheira) e Étore Faria (membro da Comissão Fiscal).
Cláudio Issamy Osako ministra na quarta-feira (21) a palestra “Valores de controle para instrumentação de barragens de concreto”.
Sobre o evento
A Damsweek é organizada anualmente pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB). A Itaipu, associada desde 1975, é uma das principais patrocinadoras. O evento promove discussões sobre temas como disposição de rejeitos da mineração, instrumentação de barragens, controle de cheias e enfrentamento de secas, entre outros assuntos relacionados à segurança. Durante o evento, são apresentados avanços tecnológicos e intercâmbio de informações técnicas por meio de fóruns, seminários e workshops.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
Mín. 11° Máx. 23°