Menos de 12 horas antes da votação, o candidato paranaense Romualdo Gama, que teve sua candidatura cassada pela Comissão Eleitoral do CFM, conseguiu reverter a decisão na justiça, garantindo o direito de disputar o pleito.
A Comissão Eleitoral do CFM havia alegado que Gama estava fazendo uso político do CRM-PR, do qual é presidente. A decisão foi contestada judicialmente por meio de um mandado de segurança na 3ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal. O juiz considerou irregular a cassação e deferiu liminar autorizando a participação da chapa de Gama na eleição. As votações ocorrerão nos dias 06 e 07 de agosto, das 8h às 20h.
Cada estado e o Distrito Federal elegerão dois conselheiros federais (um efetivo e um suplente) para o período de outubro de 2024 a setembro de 2029. Ao todo, 73 chapas e 146 candidatos estão na disputa. A campanha começou em junho, após o registro das candidaturas, conforme regulamentado pela Resolução CFM nº 2.335/2023.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 575 mil médicos, que devem votar desde que estejam com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular junto ao seu Conselho Regional de Medicina. O voto é obrigatório, exceto para médicos com mais de 70 anos. A votação será realizada online, através da plataforma disponível no endereço https://eleicoescfm.org.br, onde os médicos podem verificar se têm restrições administrativas que os impeçam de votar.
Fonte: Tarobá
Mín. 11° Máx. 23°