Segunda, 17 de Março de 2025
17°C 30°C
Cafelândia, PR
Publicidade
Anúncio

Método Wolbachia pode contribuir para combate ao mosquito da dengue, sugere deputado Tercilio Turini (MDB)

Tercilio Turini sugere a utilização do Método Wolbachia em todo o Paraná

Por: José Monteiro Fonte: Assessoria
09/07/2024 às 16h46
Método Wolbachia pode contribuir para combate ao mosquito da dengue, sugere deputado Tercilio Turini (MDB)
O deputado Tercilio Turini usou a tribuna na sessão desta segunda-feira (8).. Créditos Valdir Amaral - Alep

O médico e deputado estadual Tercilio Turini sugere a utilização do Método Wolbachia em todo o Paraná, em parceria com as universidades públicas e particulares, como reforço para controlar a presença do mosquito da dengue. A proposta é ampliar o trabalho que será testado em Londrina numa ação do Ministério da Saúde e outras instituições, com a liberação de grande quantidade de Aedes aegypti contendo a bactéria Wolbachia, que impede o desenvolvimento do vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana, contribuindo assim para reduzir a incidência dessas doenças.

"É mais iniciativa de combate a dengue, juntamente com a vacina e o importante trabalho dos agentes de saúde e da comunidade contra a proliferação do Aedes que transmite a dengue" - ressaltou Tercilio Turini, citando que Londrina terá uma biofábrica de Wolbachia para produzir e soltar semanalmente em diversos bairros da cidade, no período de quatro meses, os mosquitos portando a bactéria. "A intenção é que com o tempo prevaleça a presença de Aedes aegypti com a Wolbachia" - ressalta.

Números

Os números da dengue no Paraná já registraram mais de 500 mortes nos últimos 11 meses e 547 mil casos da doença. O médico e deputado estadual Tercilio Turini fez pronunciamento hoje na Assembleia Legislativa e alertou: "É uma tristeza. A maioria das pessoas que morreu teve a vida abreviada, não tinha comorbidade. Estamos perdendo a guerra contra o mosquito" - declarou o presidente da Comissão de Saúde Pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias