Três mil estudantes dos ensinos médio e superior de 50 cidades paranaenses, entre elas Brasilândia do Sul, terão a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) por meio do projeto Talento Tech-PR, lançado nesta semana pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O prefeito de Brasilândia do Sul, Alex Cavalcante, esteve presente no evento na capital do Estado. A iniciativa é fruto de uma articulação conjunta de diversas secretarias e órgãos estaduais, em parceria com grandes empresas de tecnologia sediadas ou com operações no Paraná e municípios.
Serão 150 cursos com 20 vagas cada e carga horária de 800 horas de aulas presenciais e a distância ao longo de 10 meses, com bolsas mensais de R$ 1.345 por estudante. O conteúdo envolve habilidades típicas de TIC, além de softskills – termo em inglês para definir habilidades comportamentais e competências subjetivas – e o desenvolvimento de uma aplicação prática ao final dos cursos ligada a problemas reais das empresas parceiras.
Segundo Ratinho Junior, trata-se do maior programa para formação de novos talentos na área de tecnologia e inovação no Brasil, e que tem como um dos reflexos o desenvolvimento regional, com aumento da qualidade das oportunidades de emprego nas cidades. “São jovens que integram a rede pública no ensino médio e ensino superior que passarão por um curso intensivo, recebendo uma remuneração durante o treinamento, muitos dos quais já terão vagas garantidas nas empresas parceiras com uma boa remuneração”, afirmou o governador. O prefeito Alex Cavalcante agradeceu o governador Ratinho e destacou que o projeto é uma grande oportunidade de o jovem estudar, ser remunerado e garantir um emprego com bom salário sem sair do município. (Assessoria com informações da AEN).
Mín. 15° Máx. 30°