Paraná tenta acelerar vacinação contra Covid-19, mas sofre com falta de doses

O Paraná conseguiu acelerar ao longo do mês de abril o ritmo da vacinação contra a Covid-19. Até ontem, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa-PR), 1.698.462 paranaenses haviam sido vacinados contra o novo coronavírus, sendo que apenas no mês de abril 719.744 pessoas tomaram a primeira dose do imunizante, valor 5,69% superior ao total de vacinados (1ª dose) ao longo de todo o mês de março.

Mesmo vacinando mais, no entanto, o estado ainda está longe, mas muito longe do ritmo ideal ou mesmo de sua capacidade máxima de vacinação.

O secretário da Saúde, Beto Preto, comentou que o estado tem condições de vacinar até 200 mil pessoas por dia. “Tendo vacina na mão, o Paraná tem condições de vacinar 150 mil, 200 mil pessoas por dia. Se tivermos vacina, a capacidade de vacinação é enorme. Chegando mais cargas, a orientação é que os municípios façam acontecer, vacinem sábado, domingo… Cada vacinação feita é a chance de tirar uma pessoa da possibilidade de ficar doente”, destacou na ocasião o secretário.

Desde o início da vacinação, no final de janeiro, porém, foram imunizadas apenas 17.730 pessoas diariamente (considerando aqueles que tomaram a primeira dose do imunizante). Em abril, com o programa de imunização em ritmo um pouco mais acelerado, foram 25.705 indivíduos vacinados a cada dia. Ainda longe, contudo, da capacidade máxima do sistema de saúde paranaense.

Para piorar, até esta quarta-feira (28) já haviam sido aplicadas no estado 93,2% das primeiras doses disponibilizadas aos municípios, restando ainda 123.914 doses de imunizante para serem utilizadas em indivíduos que ainda não foram parcialmente imunizados. Isso significa que, para acelerar ainda mais o ritmo da vacinação, o Paraná depende do repasse de mais fármacos por parte do Ministério da Saúde. E aí está o problema. (Fonte: Bem Paraná)

Read Previous

Saúde confirma mais 3.885 casos e 210 mortes pela Covid-19 no Paraná; 2.386 seguem internados

Read Next

Aulas presenciais são retomadas em Assis Chateaubriand

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Siga no Instagram