COVID-19: polícia militar, empresários e autoridades de Cafelândia se reúnem para discutir sobre a fiscalização

Na manhã desta segunda-feira, 01, o comandante da Polícia Militar, sargento Cardoso e o soldado Camargo que estava representando o CONSEG, promoveram uma reunião com os empresários e autoridades do município na sede da ACICAF – Associação Comercial e Empresarial. O objetivo foi discutir sobre as ações em relação ao cumprimento do Decreto Estadual nº 6.983/2021 em vigor desde a madrugada do último dia 27 de fevereiro.

O vice-prefeito, Valdir Feltrin e o presidente da ACICAF, Rivelino Skura também prestigiaram a reunião e durante os pronunciamentos ressaltaram por diversas vezes a defesa dos direitos dos empresários e comerciantes.

O Sargento Cardoso falou sobre a reunião e destacou a importância de todos estarem na mesma sintonia durante o dia a dia de trabalho. “Este encontro entre os representantes das Forças Policiais com os empresários foi a forma encontrada para dirimir dúvidas e estabelecer um contato mais próximo, a fim de que durante este período de pandemia, não ocorram desentendimentos ou entendimentos contrários ao que foi estabelecido pelo Governador. O papel da Policia Militar é dar fiel cumprimento as ordens legais estabelecidas no decreto estadual referente a medidas de enfrentamento à Covid-19, e que assim será feito, e que o primeiro passo é conscientizar o empresariado de que as medidas restritivas fazem parte de uma estratégia do Governo Estadual no combate à doença, e que as restrições são passageiras, desde que haja o cumprimento integral das restrições, mesmo particularmente acreditando que o comércio não é o principal foco disseminador da doença” explica Cardoso.

O soldado Camargo ressaltou sobre o papel da Polícia Militar. “É papel da Policia Militar atuar conforme estabelecido no Decreto coibindo atuação de atividades consideradas não-essenciais, e mesmo as essências que estejam agindo de forma ilegal. Em relação ao toque de recolher, haverá intensificação na fiscalização de aglomerações em vias públicas, áreas rurais e residenciais, visto que são os locais com maior índice de denúncias de aglomerações”, ressalta.

DENÚNCIA

Quanto a forma de fiscalização comercial, alerta o comandante que se dará mediante denúncia e verificação no local, em especial mediante o uso do Aplicativo 190 PR que é uma plataforma de Smartphone que centraliza e filtra as denúncias levadas a conhecimento das autoridades policiais, onde o solicitante deverá se identificar para evitar denúncias vazias, e ainda adicionar informações essenciais ao trabalho de fiscalização mediante anexo de fotos e vídeos de festas e aglomerações, entre outras irregularidades.

Sendo assim, o entendimento firmado pelo comando da Policia Militar, será de que as irregularidades denunciadas serão fiscalizadas, provavelmente em conjunto com a Vigilância Sanitária, órgão executivo municipal de fiscalização em saúde, especialmente em relação aos comércios, que serão verificados documentações de autorização de funcionamento como atividade essencial, e em caso de inconformidade haverá a orientação e  o imediato fechamento do comércio, cabendo a fiscalização municipal a aplicação de multa conforme Decreto municipal, se houver.

“Não se trata de prejudicar comerciantes, mas que havendo denúncias ou constatando que há funcionamento de atividades irregulares as medidas de orientação e repressão serão tomadas por parte da Policia Militar, porém mediante a baixa quantidade de efetivo a fiscalização será intensificada a fim de coibir festas e aglomerações clandestinas que ocorrem durante a noite, principalmente em áreas rurais onde estas pessoas pensam que estão blindados da atuação de fiscalização, sendo ali um local de grande foco de disseminação da doença”, finaliza o sargento Cardoso.

Read Previous

A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Aurora orienta os munícipes sobre a recolha de galhos

Read Next

Coleta seletiva é proteção ao Meio Ambiente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Siga no Instagram